Você já ouviu falar sobre análise de SWOT?
Apesar de ser talvez um termo não tão conhecido, se você tem um negócio provavelmente já praticou e ainda não sabe.
Análise de SWOT, em inglês:
Strenghts (Forças)
Weaknesses (Fraquezas
Opportunities (Oportunidades)
Threats (Ameaças)
ou também com sua sigla no Brasil como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é um tipo de análise que estudamos o ambiente e fatores internos e externos para analisar o nosso negócio e tomar as melhores decisões.
Essa análise vale tanto para pequenos negócios quanto para grandes empresas e por trazer uma metodologia fácil e prática ajuda na formulação das estratégias empresariais.
Separamos em dois modos: diagnóstico sobre o ambiente externo (concorrência, mercado, etc) e o ambiente interno (que é sobre a organização da sua empresa, colaboradores etc).
Em força, traçamos os pontos mais fortes, por exemplo, o diferencial do seu negócio, o que te destaca no mercado, qualificação de equipe, custo gerencial, etc.
Em fraquezas, faz-se a análise dos pontos negativos e que precisam ser revisados. Por exemplo, se é necessário mãos de obra mais qualificada, ou melhorar o regimento interno, se falta inovação tecnológica, etc.
Em oportunidades, observamos fatores que podem influenciar positivamente na expansão do negócio. Por exemplo, polÃticas públicas que visam a favorecer o seu empreendimento, alguma notÃcia ou tendência que possa ajudar os eu produto/serviço vender mais.
Em ameaças, analisamos os pontos que podem comprometer o seu negócio, por exemplo, um novo concorrente, novos e altos tributos, mudança de cultura ou comportamental do seu público.
Fazendo o diagnostico dessa forma conseguimos identificar todos os pontos importantes do nosso negócio. Assim, fica mais fácil também detectar se vale a pena ou não ou negócio e também em quais pontos é necessário fazer mudanças e se posicionar para atrair o melhor do seu produto/serviço.
Para que se empresa tenha um plano estratégico de negócio bem feito é necessário apenas conhecer não somente ela mesma, mas também o mercado em sua volta.