Você já ouviu falar sobre INPI? Acredite, muitos empreendedores não conhecem o significado dessa sigla, por mais que às vezes, saiba até sobre o procedimento de alguns dos serviços que o Instituto oferece.
INPI é o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia. O instituto oferece vários tipos de serviços, sendo um deles, o registro de marca.
O registro de marca permite que você tenha uma propriedade vinculada a você ou a sua empresa. E porque isso é tão importante?
Imagine só: você cria um nome para sua marca, cria um logotipo, o seu negócio cresce ao longos dos anos e vem outra pessoa e “rouba” sua ideia.
Já ouviu aquela famosa expressão “quem não registra não é dono?”
É mais ou menos assim com o registro de marca. Se você não registra a sua marca, conforme legislação do paÃs onde você vive, você não fica resguardado, correndo o risco de alguém criar algo com a mesma identidade visual do seu negócio.
E, acredite. Tem pessoas que vivem só pra isso. Pessoas que veem oportunidades quando negócios se tornam grandes e não são registrados e registram essa marca para futuramente vender para o real dono. Que coisa, né?
Por mais que muitas pessoas tenham a impressão de que o registro de marca é uma tarefa difÃcil ou onerosa, saiba lendo este artigo que não é. Eu mesma já solicitei um processo de registro de marca que já foi concluso após o perÃodo de 2 anos.
O procedimento é bem tranquilo, basta você acessar o site do Instituto, clique aqui. Nele, você verá um manual que explica todo o processo com um passo a passo.
É simples. Não desista por achar difÃcil e caro, porque não é. E isso é muito importante para a sua marca, ainda mais em tempos digitais, onde pessoas tem criados logotipos utilizando google ou quando vemos várias pessoas utilizando a mesma imagem que achou no google.
Resguarde o seu negócio. Resguarde a sua marca. Pense no amanhã.