O CoronavÃrus chegou ao Brasil no fim de fevereiro e com isso começaram as paralisações. Com precaução e para evitar o caos na saúde e mortes como em outros paÃses, vários órgãos brasileiros decretaram a suspensão de atividades presenciais a fim de evitar o contágio do Covid-19, CoronavÃrus.
Com isso, também veio outra preocupação… Quem e como pagaria o preço dessa paralisação no mercado?
A bolsa financeira brasileira despencou mais de 20% nas últimas semanas, várias ações brasileiras também caÃram, vários produtos tiveram o seu preço aumentado por causa de escassez de matéria prima. E isso também afetaria, claramente, o mercado local.
Se você é empreender, com certeza, deve ter se perguntado: O que fazer?
O que fazer em relação a finanças, o que fazer em relação ao funcionamento do meu negócio, o que fazer em relação a publicidade/marketing do meu negócio?
Para ajudá-los nessa jornada, convidei na noite de ontem (22/03), um amigo consultor financeiro Ronan Delfim para falarmos sobre o CoronavÃrus e como diminuir o impacto financeiro nos negócios, durante a live, separei alguns pontos relevantes traçados, e vou explanar também sobre outros que não foram tratados na live, devido ao curto tempo disponÃvel.
1) Tenha caixa.Este momento de crise é ideal para que a sua empresa tenha caixa para SOBREVIVER. Caso, o seu negócio esteja em momento diverso deste, procure meios para conseguir manter o fluxo de caixa. Durante este tempo de quarentena, o Governo liberou várias linhas de crédito para ajudar os micro e pequenos empreendedores, fique por dentro das propostas. A primeira questão de ordem agora é: SOBREVIVER. Não é hora de visar lucros altos. É hora de se programar e vencer os próximos 30 dias. Calcule o quanto você tem de caixa reservado e quanto tempo seu negócio vai aguentar sobreviver.
2) Reveja seus custos. Quem geralmente vive do próprio negócio, tem como principal fonte de renda o seu negócio. Por isso, é necessário rever os custos pessoais também. Reveja seus gastos mensais, mesmo aqueles de pequeno valor. Veja o que é realmente necessário e indispensável.
3) Sobre investimentos. É necessário continuar a investir em marketing, publicidade e consultoria. Agora sim é a hora de investir mais do que nunca no seu marketing. Quando você conta com ajuda de especialistas, você perde menos tempo e consequentemente menos dinheiro. Faça planejamentos e pense em diferentes formas de continuar atraindo o seu público.
4) Seja produtivo. Não utilize a quarentena para ficar ocioso dentro de casa. Mantenha a rotina de trabalho. Aproveite o tempo que lhe restou a mais para produzir e fazer aquilo que é necessário para o seu negócio e que você deixava de fazer muitas das vezes por utilizar a falta de tempo como desculpa. Aqui vão algumas dicas:
Já tem uma planilha com todos os dados dos seus clientes? Desde aqueles que fizeram uma compra quanto daqueles que somente entraram em contato? Você sabe quantas vezes e que em proporção os mesmos clientes compram de você? Você tem uma lista de e-mail de todos os seus clientes? Você tem uma planilha com todos os custos pessoais e da empresa anotados?
5) Este também é um momento para vender. Existe aquela famosa frase “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Não se sinta culpado por vender. Mantenha o seu negócio girando. Se é possÃvel fazer vendas online, invista nisso. Muitas vezes a sua própria mente vai tentar te sabotar. Às vezes você está tendo uma impressão de que fato não é. Divulgar o seu produto e continuar vendendo não é desrespeito aos necessitados. É justamente ao contrário, você vai estar contribuindo com que a economia não pare de girar, diminuindo as consequências no futuro, garantindo empregos, pagamento de impostos, contas, etc.
6) Nessa crise, a internet e redes sociais mostrou ainda mais o seu poder. Quando decretado a quarentena, as pessoas tiveram de ficar mais em casa, e passaram a consumir grande parte do seu tempo na internet. Os empreendedores viram ainda mais a importância de utilizar este meio para fazer negócios. Empresas que ainda não faziam vendas online, viram a oportunidade de utilizar essa estratégia para continuar vendendo. Empresas que não conseguiram continuar vendendo online (por causa do seu tipo de produto, etc), viram na internet a oportunidade de se posicionar e investir mais em marketing de conteúdo. A grande sacada que deixo quanto a isso é: Espero que, felizmente, você não tenha esperado uma quarentena acontecer para investir em peso nas mÃdias sociais. Caso isso tenha acontecido, espero que quando isso passar, você continue investindo nas mÃdias sociais e no poder que ela tem para promover o seu negócio.
Essas foram algumas dicas importantes que separei para passar para vocês em um momento crÃtico. No final deste texto, quero deixar uma mensagem que li no Prefácio do Livro “O Poder da Açao” de Paulo Vieira, escrito por Roberto Shinyashiki:
“- Doutor, o senhor viu o vento hoje?Percebi tensão e angustia no rosto dela, e respondi:- Não, não vi.
Ela, então, quase em um desabafo, falou:- Está péssimo!
Percebi aonde ela queria chegar e rapidamente disse:- Está péssimo só na sua rota?
Ela, sorrindo, replicou:- Não! Está péssimo para todo mundo!
Eu completei:- para um iatista, não existe evento péssimo, pois o vento é igual para todos os atletas. Quem decide a qualidade do vento é quem está competindo. Alguém vai ganhar a prova hoje, e por favor, seja você. Estamos todos na torcida! Um pouco mais tranquila, ela saiu sorrindo.
Os ventos da vida sopram para todos e cabe a cada um de nos saber utilizá-los. O vento fica ruim para quem vive com medo, porque aqueles que têm coragem de avançar sempre estarão a frente.”
Espero que este momento de quarentena seja um momento de refletirmos e analisarmos o que estamos fazendo conosco e com o nosso negócio. Que estejamos com a mente saudável e equilibrada para vencer os desafios e tomar certas decisões. Anote minha mensagem final: o que vai fazer com o que o resultado desse momento crÃtico seja PEQUENO ou GRANDE no seu negócio são suas atitudes de agora.
Por isso, não pare. Continue adiante!
1 Comment
Gostei das dicas Roberta, obrigado!