Recentemente fiz uma publicação trazendo dados sobre o futuro das lojas virtuais no Instagram e recebi uma sugestão para falar também sobre o futuro das lojas fÃsicas. Amei, afinal, tenho ouvido muitas pessoas dizendo ser o fim das lojas fÃsicas, mas seria isso mesmo verdade?
Vale a pena ressaltar que o que vou abordar aqui é com base em experiência de mercado e conversas com outros profissionais da área e meramente a minha opinião. Não prevejo o futuro. Inclusive, nem os grandes players ou empresas de estatÃsticas previam o crescimento gigantesco do comércio eletrônico, onde, após o ápice da pandemia, cresceu 6 meses onde era previsto 6 anos.
Que o mercado online cresceu e ainda tem muito o que crescer (afinal, hoje representa aproximadamente menos que 10% do Varejo no Brasil) é fato. Mas, isso não exclui e nem afunda todo projeto relacionado à s lojas fÃsicas. Fato também é que o comportamento do consumidor mudou, com a redução de aglomeração, trabalhos home-office e mais tempo imersos à internet, o consumidor deseja rapidez e simplicidade e recorreu à s vendas online.
Portanto, o que seria das lojas fÃsicas?
Já é uma tendência e que tem ainda muito o que crescer: o OminiChannel. Que nada mais é que a junção, experiência da loja fÃsica com loja virtual. Apesar de toda mudança no comportamento do consumidor e claro, a depender da geração do público-alvo, a experiência de ir à loja e ter este contato fÃsico (quando possÃvel) como provar roupas, ver os itens de perto continuam sendo uma experiência agregada ao consumidor.
Caberá aos donos de negócios entender esses desafios que permeiam as lojas fÃsicas e utilizar a tecnologia para inovar em sua experiência. A loja fÃsica não servirá apenas como um lugar para vender produtos, mas para agregar outras experiências e serviços ao consumidor, integrando os canais offline e online.
Portanto, pode-se apostar em realidade aumentada, provadores virtuais, guide shops, drive-thru de compras, big data, blockchain e outras tantas tecnologias.
E o empreendedor que entender esses desafios e utilizar as tecnologias para inovar e levar mais experiências ao seu consumidor garantirá sucesso em seus dois meios de canais: tanto no online, quanto no offline.