Quando imaginamos o marketing de conteúdo, estamos pensando em uma estratégia de marketing que tem a proposta de atrair clientes por conteúdo de valor.
São conteúdos valiosos, produzidos com o objetivo de atrair um cliente em potencial. É com o marketing de conteúdo que sua marca consegue se comunicar com o público-alvo, seja a estratégia aplicada em redes sociais, e-mails ou outros métodos.
A história do marketing de conteúdo não é tão recente quanto aparenta-se, na realidade, surgiu há muitos anos atrás antes mesmo da internet existir.
Ainda em 1900, a Michelin criou o Guia Michelin, um guia feito para influenciar as pessoas a usarem mais seus carros, o que estimulou bastante a indústria automobilÃstica.
A partir daÃ, várias empresas como a LEGO, Marvel e Nestlé adotaram métodos semelhantes ao Guia Michelin, alavancando a partir daquele momento, o marketing de conteúdo.
Em 2010, o marketing de conteúdo fazia parte do orçamento da maioria das marcas americanas, 88% das empresas do Estados Unidos já adotavam esse método.
A case da Red Bull Stratos foi um marco na história do marketing de conteúdo, em 2012, a companhia fez história ao realizar uma estratégia de marketing. Com o apoio da empresa, o paraquedista Felix Baumgartner subiu em um balão de gás a uma altura de 39.045 quilômetros e saltou.
A transmissão do evento foi assistida por volta de 8 milhões de pessoas. No Facebook, a empresa apresentou mais de 900.000 interações e 83.000 compartilhamentos nas postagens sobre a missão, além disso a página da empresa ganhou mais de 740.000 curtidas.
De acordo com os dados da Content Trends edição de 2018, a maior pesquisa sobre marketing de conteúdo do paÃs, 73% das empresas brasileiras já utilizam da estratégia na aquisição de clientes e 61,8% das que não utilizam pretendem adota-la em breve.
São diversas as vantagens que o método pode oferecer, veja agora alguns deles:
Quando trabalhado em conjunto com o SEO (sigla de Otimização para Mecanismos de Busca), o marketing de conteúdo aprimora o posicionamento do site nas ferramentas de busca, como o Google e Bing. Trabalhar as palavras chaves nos conteúdos mais relevantes para a empresa com o SEO, agregam maiores chances de ter um posicionamento melhor nos mecanismos de busca.
Juntando essa ferramenta com um site bem construÃdo e adaptado, gera uma boa presença online e maior engajamento para os conteúdos de valor gerados.
O custo de aquisição de clientes (CAC) é um investimento que as empresas realizam para captar potenciais clientes. Utilizar estratégias de marketing de conteúdo com técnicas de SEO tem boa eficácia em ajudar na conquista de clientes e redução do CAC.
A ideia é que a criação de conteúdo seja utilizada como um ativo, fazendo com que pessoas encontrem seu site gerando a possibilidade de um novo cliente.
Um público cativado, é um público com maior potencial de compra. O objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que sua marca seja lembrada pelo cliente. Assim, o engajamento aumenta automaticamente com compartilhamentos frequentes e indicações.
A criação de um blog é uma ótima estratégia de marketing digital. O principal tipo de conteúdo utilizado aqui é o blog post, que traz materiais sobre diversos assuntos ambos focados na jornada de compra do cliente.
Por meio deles, a empresa consegue ganhar a confiança do cliente e aumentar o trafego orgânico em sua página. Utilize essa estratégia junto as boas práticas de SEO para maiores chances de visibilidade nos buscadores.
E-books são livros digitais projetados para abordar tópicos mais profundos. Portanto, é considerado um material rico que deve fornecer informações relevantes e objetivas para que os leitores mantenham o interesse em realizar a leitura.
No marketing digital, eles geralmente são fornecidos aos leitores gratuitamente. Nesse caso, a estratégia é utilizar o e-book como ferramenta para adquirir potenciais clientes.
Os podcasts funcionam como um blog, mas em vez de ler informações, as pessoas ouvem como se fosse uma transmissão.
A empresa grava os podcasts e os distribui nos canais selecionados. A ideia é definir um tema cativante para cada episódio de acordo com seus interesses.
O consumo de vÃdeos no marketing digital está crescendo. É um dos tipos de conteúdo com mais destaques, investir nele é essencial para quem deseja atingir uma parcela maior do público.
Os vÃdeos podem ser desenvolvidos como entrevistas, guias ou demonstrações de produtos e serviços da empresa, com criatividade pode ser uma ótima oportunidade para gerar vendas. Além de que se adapta muito bem aos dias contemporâneos onde as pessoas quase não conseguem se dedicar a conteúdos escritos.
Ao contrário do que a maioria pensa, os e-mails não perderam espaço para as redes sociais, ainda são uma ferramenta de marketing digital fundamental que aceita diversos tipos de conteúdo.
Um dos principais é a newsletter, em que o usuário recebe atualizações do blog ou artigos selecionados sobre determinado assunto, a fim de auxiliar durante a jornada de compra.
54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam. Investir no marketing de conteúdo é adaptar uma empresa ao mercado contemporâneo, é garantir que seu negócio não vai ficar para trás da concorrência.