Já ouviu falar de gatilhos mentais? Gatilhos mentais são técnicas de persuasão na comunicação, seja através da fala ou da escrita, para atrairmos mais clientes convecendo-os de praticar determinada ação.
Com certeza você já se deparou com algum gatilho mental no seu dia a dia e entendê-los é fundamental para que possamos também aplica-los em nosso negócio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Abaixo vou dar exemplos de 6 gatilhos mentais poderosos para vendas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gatilho da escassez: Com certeza você já ouviu falas como “vagas limitadas”, “promoção válida até amanhã”, e assim por diante. O gatilho mental da escassez tem como intuito mostrar que aquela oportunidade é rara e valiosa. Como as pessoas, inconscientemente, acabam valorizando o que é mais difícil de encontrar, é interessante utilizarmos esta estratégia. ⠀
Exemplo:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Gatilho da prova social: Um gatilho também super poderoso. As pessoas vivem em um meio social e se identificam com o seu grupo, portanto nossas atitudes acabam sendo influenciadas também pela opinião dos outros. Ao aplicar este gatilho é interessante utilizar depoimentos de outras pessoas, contar histórias de sucesso, para mostrar que o que você está oferecendo realmente é uma boa escolha. ⠀⠀
Um exemplo disso é o meu próprio site. Vocês podem notar que na página principal (home) há uma parte de depoimentos, onde os meus clientes falam um pouco da experiencia que tiveram com o meu trabalho. Vale lembrar que ao utilizar este gatilho é de extrema importância que utilizemos somente depoimentos verdadeiros.
Gatilho da reciprocidade: Não há nada melhor que receber de volta algo que doamos, não é mesmo? Por isso que o gatilho da reciprocidade é tão importante. Um exemplo é oferecer conteúdos gratuitos, amostras grátis. Mas, lembre-se você está fazendo por amor e não por esperar algo em troca. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gatilho mental da autoridade: Adoro falar sobre autoridade. Autoridade é mostrar para o seu público que você realmente entende do assunto e é capaz de resolver os problemas do outro e demandas.
Gatilho da novidade: Todo mundo gosta de uma coisa nova, né? Geralmente sempre traz boas esperanças. Em seu negócio, você pode estar utilizando este gatilho para trazer atualizações em seus serviços ou aprimorar o seu produto.
Gatilho da urgência: Este gatilho parece muito com o da escassez pois remete a algo que se não for aproveitado em um tempo hábil nos dá a sensação que iremos perder a oportunidade ofertada. Campanhas que utilizam este gatilho é comum encontrarmos frases como “compre agora”, “não deixe para depois”, ˜só até hoje˜, indicando um tempo curto e de urgência.
Exemplo:
Lembre-se: Ao criar campanhas e utilizar gatilhos mentais comunique aos seus clientes somente aquilo que você realmente pode entregar. E jamais, JAMAIS, minta para o seu cliente. Portanto, se fizer alguma campanha mencionando que a promoção será até hoje, que seja realmente ate na data estimada, se não acabará perdendo credibilidade com sua clientela.
Gostou das dicas? Já havia ouvido sobre essas técnicas antes? Comente aqui no blog, é muito importante para mim o seu Feedback para que eu continue trazendo mais conteúdos para você.