A importância do mix de produtos não se limita a estoques cheios e uma loja bem apresentada. Muitas vezes, a variedade de mercadorias oferecidas pelo e-commerce afeta diretamente fatores relacionados à logÃstica, marketing e, claro, vendas.
É por isso que entregar o que os clientes desejam é um dos maiores desafios que qualquer varejista enfrenta. Além de otimizar os relacionamentos, isso ajuda as empresas a aumentarem a receita e evita que potenciais consumidores tenham que recorrer à concorrência, caso suas necessidades não possam ser atendidas adequadamente.
Hoje, você aprenderá como o mix de produtos cria fidelidade e aumenta seu ticket médio no varejo. Acompanhe!
Em termos simples, um mix de produtos são todos os produtos que uma marca tem a oferecer.
Ao contrário do que iniciantes no assunto possam pensar, combinações excessivamente diversas nem sempre são benéficas. É verdade que quanto mais bens o público tiver acesso, maior a probabilidade de comprar algo.
No entanto, ao focar em estratégias generalistas como essa, a loja virtual terá que investir muito em itens com vida útil curta ou baixa rotatividade – o que pode levar à perda de mercadorias devido ao prazo de validade, por exemplo.
A gama de produtos ideal consiste em peças com uma certa procura e uma margem de lucro efetiva. Há também a opção de usar produtos com margens de lucro mais baixas, mas com maior volume de procura. Tudo depende da segmentação do mercado e dos perÃodos de baixa e alta demanda.
Especialmente no varejo, essa diversificação é importante por diversos fatores. Dentre os mais relevantes, podemos citar:
Além de comprar o que precisa, o consumidor acaba consultando um vasto catálogo de outros itens que estão disponÃveis. Isso aumenta as chances de ele se lembrar do que precisa obter, ou de decidir pegar outra coisa apenas porque sabe que há algo interessante disponÃvel naquele momento.
Por isso, um dos principais motivadores – e importância – do mix de mercadorias é aumentar o ticket médio de vendas e, consequentemente, o faturamento da marca.
Oferecer uma variedade de itens, deixa os clientes mais satisfeitos com as ofertas.
Com isso, é bem provável que ele supra as suas necessidades de compra dentro do seu site, com faixas de preço variadas, aumentando os Ãndices de fidelização e e retenção.
Por isso, ao desenvolver uma classificação estratégica de itens, você pode reduzir erros logÃsticos com base em previsões de vendas equivocadas. Ou seja, com a lista certa de produtos para o mercado, você pode ter mais sucesso em suas campanhas, pode ver o que funciona e também o que precisa de ajustes.
Dessa forma, o mix de produtos pode se tornar um verdadeiro veÃculo de divulgação da sua empresa. Isso sem falar no impacto que sua loja virtual tem como resultado, já que hoje as pessoas visitam suas redes sociais todos os dias e as utilizam para expressar opiniões e promover o que compram.
Atualmente, existe uma forte tendência para abranger cada vez mais segmentos de mercado através da variedade de produtos comercializados. Assim, adotar essa prática é uma forma de se adaptar às mudanças do mercado para ganhar vantagem sobre a concorrência. O segredo é fazer antes dos outros “jogadores’’.
Ter uma boa variedade reduz a dependência de um único produto, reduzindo riscos. Caso ocorra prejuÃzo durante a comercialização de algum deles, a despesa pode ser coberta por lucros de outros produtos da loja.
Ampliar seu mix de produtos é uma das estratégias que você pode implementar no seu negócio para alavancar suas vendas. No entanto, é preciso acompanhar constantemente o desempenho de seus resultados para saber se, de fato, a tática está funcionando bem.