A Black Friday é uma das datas preferidas do ano para muito lojistas, com as irresistíveis promoções é capaz de aumentar o volume das vendas e por consequência o faturamento da empresa.
Mas, é preciso ficar atento nas estratégias e suas aplicações para que a empresa encerre os dias de promoção com real lucro no caixa e não apenas com volume de vendas.
A data oficial da BF é no dia 26/11, sexta-feira, porém muitos comerciantes antecipam a data para fazer “esquenta”.
Para este ano de 2021, conforme estatísticas, a Black Friday promete bons resultados. Diferente do ano passado, ano de início da pandemia pelo Covid-19, onde muitas pessoas tiveram receio de fazer pedidos online por conta da entrega presencial, e ainda assim teve um aumento de 19% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Neste ano, os setores previstos com maiores compras são: Roupas e acessórios (71%); Eletrônicos (69%); Computador (66%); Viagens (64%); Calçados (64%); Smartphones (63%); Perfumes e cosméticos (60%); e Móveis (57%).
Não siga a modinha, “só porque está todo mundo fazendo” não quer dizer que você tenha que fazer também. Para entender se vale a pena participar da Black Friday você deve olhar para o seu negócio, e para isso, algumas perguntas são importantes:
Ou seja se você não tem estoque suficiente, afinal, se diminuir demais seu estoque colocando seus produtos em promoção, quando chegar o Natal e Ano Novo que é a oportunidade de vender seus produtos a preço cheio, como vai conseguir mais produtos? Sabemos que por conta da pandemia lidar com a compra de mercadorias e seus prazos não tem sido uma tarefa fácil ultimamente.
Outro ponto é se está lançando a sua marca no mês de Novembro, lançar a sua marca e ao mesmo tempo colocar os seus produtos em promoção, vão tirar o foco do seu lançamento e pode trazer desmerecimento na percepção de valor dos seus produtos.
Depois de rever os pontos listados é a hora de pensar nas estratégias de vendas e na forma que você vai disponibilizar as ofertas. Você pode:
E para divulgar essas estratégias você pode utilizar os seus canais de comunicação como suas redes sociais, Whatsapp e loja física, se for o caso.
Se você é um empreendedor digital muito provavelmente utiliza o Whatsapp para fazer vendas e lida com atendimento online. O Marketing de Influência – que é o trabalho com influenciadores – também é uma ótima forma de divulgar a sua Black Friday para o público.
Mesmo com todas essas ferramentas e estratégias muitas pessoas ainda não sabem explora-las da forma correta e que traria melhores e maiores resultados, por isso criei um Combo de Estratégias Digitais onde te ensino a Vender mais pelo Whatsapp; A ter um atendimento encantador e que fideliza clientes e a como utilizar influenciadores digitais para aumentar a publicidade sobre o seu negócio.