Black Friday, vale a pena participar?
Antes de responder esta pergunta, gostaria de trazer uma curiosidade, você sabe como começou a Black Friday?
A Black Friday acontece sempre após o Dia de Ação de Graças, data especial comemorada nos Estados Unidos, como um dia de agradecimento.
Apesar de ter vários relatos conflitantes, indica-se que o termo Black Friday foi utilizado pela primeira vez em 1869, em uma estratégia mal sucedida, realizada por dois acionistas de Wall Street. Porém, o significado real da Black Friday que é o de promoções, tornou-se popular somente após a década de 90.
O evento que ganhou enorme popularidade, no Brasil, aconteceu pela primeira vez somente em 2010, somente de forma online.
A expectativa para este ano é que haja um aumento de 27% nas vendas se comparado ao ano passado (E-bit/Nielsen). Previsão de faturamento para este ano é de R$ 3,7 bilhões, 11% acima do ano passado. Sendo as categorias mais desejadas para este ano: 31% roupas e acessórios, 30% eletrônicos e 26% calçados.
Neste ano foi iniciado a discussão sobre o termo utilizado para expressar os dias de desconto. Como não é certo sobre a origem do termo Black Friday, há possibilidade da origem ser racista, tendo sido utilizado o termo ‘Black’, preto, em português simbolizando perÃodos ruins ou mal sucedidos.
O Grupo Boticário, por exemplo, anunciou neste ano de 2020 que não utilizará mais o termo Black Friday para remeter a este perÃodo de desconto, a empresa aboliu o termo por conotação racista e quer incentivar para que outras companhias façam o mesmo.
Pelo fato de no Brasil terem acontecido, nas edições anteriores, muitas fraudes. Pessoas que comprovam de forma online e a loja não existia, ou descontos fraudulentos, ou seja, a loja dava desconto de 50% no dobro do valor de venda real do produto, o evento ficou um pouco desacreditado.
Porém, com o avanço da internet e a disseminação de conteúdos ajudando o consumidor ficar mais alerta e a verificar sites confiáveis, ajudou na recuperação da imagem do evento.
Particularmente, eu indico o empreendedor a participar da Black Friday dependendo do seu posicionamento. Se o seu negócio, seja ele venda de produtos ou prestação de serviços, lhe possibilita fazer um perÃodo, nem que seja curto, de promoção ou condição especial, vale a pena fazê-lo.
A Black Friday foi criada para o consumidor aproveitar mega promoções ou condições exclusivas. Não é necessariamente um evento para dar um alto lucro para o empresário. O empresário tem que ter em mente que ele vai utilizar o benefÃcio da Black Friday para receber mais clientes, ou seja, mais tráfego/visitas em sua loja e vai criar um relacionamento com este consumidor para vender para ele a longo prazo, afinal, Dezembro bate à s portas e com ele vem as festividades de fim de ano, amigo oculto, happy hour, natal, ano novo, férias.
O que não pode acontecer é o empresário confundir o propósito da Black Friday e ficar a mercê de descontos o ano inteiro. Assim, só venderá para o cliente quando realizar promoções e não conseguirá trazer fidelização ou reconhecimento para a sua marca.
Portanto, a Black Friday deve ser feita com cautelas e com estudos e de forma que haja verdadeiro lucro para o empresário e verdadeiro desconto para o consumidor.