Existem diversas redes sociais no Mundo e especialmente em nosso paÃs. Passam anos, algumas perdem sua popularidade e outras surgem. Eis que vem a questão, em qual devo estar presente?
Recentemente, divulguei no meu Instagram uma pesquisa bastante interessante de um relatório da Digital em 2019 que mostrou que a rede social mais utilizada pelos brasileiros é o Youtube.
Sim, Youtube. Aposto, que você pensou em outra, né?
Até 2018 o Facebook quem ganhava o posto de primeiro lugar. A sequência atual ficou em:
1 – Youtube
2 – Facebook
3 – Whatsapp
4 – Instagram
Depois dessa pesquisa, você pode estar se perguntando: “então quer dizer que eu devo focar minhas forças para o Youtube, Roberta?”
Nem sempre. Você deve focar suas forças aonde o seu público está. Por isso, é muito importante você pesquisar mais sobre o seu público, conhecer melhor quem já te segue nas redes sociais, para entender suas preferências.
Uma das análises que pode ser feita também é através de faixa etária. O Facebook, por exemplo, tem como maioria de usuários pessoas entre 35 a 60 anos, o Instagram já tem pessoas mais jovens na faixa dos 16 aos 35.
Portanto, se você presta ou vende algum produto especificamente para pessoas dentro dessa faixa etária, você já sabe onde melhor investir.
É claro que, se você consegue estar com QUALIDADE em todas as redes sociais, esteja. Foque naquela que te dá mais retorno e bons frutos a longo prazo, mas se conseguir produzir conteúdos em todos as plataformas, melhor ainda.
Outro ponto que acho importante ressaltar é que mesmo que você hoje utilize as redes sociais para promover o seu negócio, não deixe de estar investimento também no Google e em blog.
Muitas pessoas acham que blog morreu. Mas, ela estão enganadas. Quer uma prova? Me responda uma pergunta, quando você quer saber sobre alguma coisa, você pergunta ao Google ou ao Instagram ou Facebook?
Você pergunta ao Google.
Se você pergunta ao Google, além de você ver nos campos de buscas artigos, através de um blog ou site, você verá também as respostas para essas perguntas através de vÃdeos no Youtube.
Diferente das redes sociais (Instagram e Facebook, por exemplo) onde suas postagens tem um perÃodo de vida útil, no Google e Youtube suas publicações terão vida por muito mais tempo.
Quando eu criei o meu blog em 2006, no inÃcio de tudo, onde as pessoas estavam engatinhando para começar a escrever textos na internet, eu consegui chegar a marca de mais de 100 mil acessos únicos e meus textos continuaram tendo acesso por um longo perÃodo de tempo, por causa das buscas no Google.
Pense sobre isso também.
Espero que este texto tenha te ajudado sobre em qual rede social o seu perfil de negócio deve estar presente. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentário que será um prazer te ajudar.
Até a próxima.