Quanto vale um contato para você? Você sabia que ter o contato do seu cliente é um item valioso e que talvez você não está dando a devida atenção?
Quando criamos uma estratégia de comunicação na internet e geramos conteúdos para buscar prospectos clientes estamos em busca do lead.
Mas, o que é essa palavrinha que todo marketeiro fala e muita gente ainda não conhece?
Lead é o contato de uma pessoa que tem interesse em seu produto/serviço. Este contato pode ser conquistado através do preenchimento de formulários em páginas de capturas ou até mesmo pelo contato direto do prospecto cliente.
Já se deparou com páginas onde para você saber mais sobre determinado assunto é preciso colocar os seus dados? Geralmente seu e-mail, telefone e nome? É exatamente isso.
Gerar leads é fundamental para atrair o público certo para o seu negócio. Afinal, a pessoa apenas vai se cadastrar na sua página se ela realmente tem interesse naquilo que você está oferecendo.
Dessa forma, o processo de compra se torna muito mais fácil. A lógica é: oferecer um conteúdo de qualidade para atrair leads. Estes que realmente têm interesse e se inscrevem estão mais propensos a consumidor o seu produto. Faça isso ao invés de ficar “atirando para todos os lados” em busca de clientes.
Quanto mais leads você tiver na sua lista, maior vai ser a sua audiência. E quando se tem uma audiência, você terá mais engajamento na sua página, mais interação e assim por consequência conseguirá aumentar a visibilidade sobre sua marca. E quando isso acontece, naturalmente vem as vendas.
Lembre-se: Melhor que ter milhares de seguidores é ter pessoas que realmente se interessam por aquilo que você oferece.
Muitas pessoas se enganam e acham que ter muitos seguidores até acima de tudo. A lógica é tão diferente, que o Facebook tirou a visibilidade de curtidas nas publicações para que as pessoas realmente foquem naquilo que é necessário: conteúdo de qualidade. Número de curtidas não venderá teu produto, mas leads qualificados sim.
Como gerar leads?
As melhores formas para gerar mais leads é através da produção de conteúdo em blog com uma chamada de ação (CTA) para o cadastro; através de mídia paga (anúncios) nas redes sociais, e através de e-mail marketing ou sua lista de contatos no Whatsapp.
É interessante frisar que apesar do lead ser um contato mais propenso à compra, isso não quer dizer que você tenha que ofertar o seu produto/serviço de forma imediata.
É importante que este lead seja nutrido. Ou seja, que ele receba conteúdos valiosos e que mostram mais sobre a sua marca, que você crie um relacionamento, para que depois faça a venda.
Imagine só. Vender para quem não te conhece. Agora imagine vender para quem já conhece a sua marca, seu posicionamento, os benefícios do seu produto?
Com certeza fica muito mais fácil.
Espero ter conseguido esclarecer um pouquinho sobre o que é lead e a importância de você investir nele. Desafio você – caso ainda não utilize essa estratégia em seu negócio – de explorar mais os recursos e ir em busca de mais leads para a sua empresa. Tenho certeza que ao adotar essa estratégia, conseguirá atingir o seu público de forma muito mais simples e vender muito mais!