Dias atrás estava em minha conta no Instagram quando recebi por direct uma pergunta de um seguidor, ele dizia: Muita gente fala de Marketing Digital, mas superficialmente. De fato, o que é o Marketing Digital?
Achei super interessante a pergunta dele, porque ao analisar conteúdos sobre Marketing Digital, realmente e principalmente na internet e nas redes sociais, poucas vezes nos deparamos com sua definição nua e crua e por isso, em minha primeira postagem no blog, quero trazer este conteúdo aqui.
Mas, antes de falar de Marketing Digital, quero falar resumidamente sobre a evolução da comunicação. Desde que o homem começou a viver em sociedade houve a necessidade de se comunicar. Após o aparecimento da fala e da escrita a impressão foi aprimorada em 1455 na Europa por Gutenberg, surgiram os jornais impressos e telégrafo no século XVII e surgiu a ideia da sociedade em massa em 1914.
No século XX, o Marketing se tornou uma área especÃfica. O desenvolvimento das técnicas de vendas foi iniciado na década de 20, mas somente na década de 50, nos Estados Unidos, o método se desenvolveu. Ao contrário do que muitos confundem, Marketing não é sinônimo de vendas. Afinal: O que é Marketing?
Marketing é o estudo dos desejos dos clientes para fornecer a eles, o que desejam. É o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados. Ou também, conforme definido no dicionário: estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.
A ideia do conceito de Marketing e suas aplicações foram desenvolvendo ao longo do desenvolvimento da comunicação. Estudiosos dividiram o Marketing em 3 fases, sendo a primeira centrado no produto, a segunda fase voltado para o consumidor e a terceira voltado para os valores.
O Marketing tradicional que teve sua evolução por consequência das necessidades do consumidor precisou entrar em um novo cenário. A adesão e a evolução da internet fez com que o profissional de comunicação aplicasse as estratégias de marketing também na plataforma digital, e assim chegamos ao Marketing Digital. Podemos ter como definição de marketing digital o conjunto de ações online com o objetivo de atrair negócios e fortalecer a marca.